CartaExpressa

Deltan terá que pagar R$ 40 mil a Renan Calheiros por danos morais, decide Justiça

Em 2019, procurador publicou que se Renan fosse eleito presidente do Senado ‘dificilmente veremos reforma contra corrupção aprovada’

Fotos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O procurador da República Deltan Dallagnol terá que pagar 40 mil reais ao senador Renan Calheiros (MDB-AL) por danos morais. A decisão é do juiz Ivan Vasconcelos Brito Junior, da 1ª Vara Cível de Maceió. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Na ação, Calheiros disse que Dallagnol foi às redes sociais para atacá-lo e tentar interferir na eleição da presidência do Senado em 2019.

O parlamentar afirma ainda que o procurador publicava conteúdo em seu perfil no Twitter “em desfavor da referida candidatura” e se portava como “militante político e buscando descredibilização de sua imagem”.

“Conforme se pode verificar pelas provas documentais colacionadas aos autos, as publicações realizadas através das redes sociais desde o ano de 2018 apresentam caráter pessoal, atingindo o autor em sua honra objetiva, no que diz respeito à sua reputação perante terceiros, notadamente seus eleitores. Além disso, pretendia obstacularizar a eleição do autor à presidência do Senado Federal. Tudo isso converge para a reparação do dano moral pleiteado”, escreveu o magistrado na decisão.

Em 2019, Dallagnol publicou que se Renan fosse eleito presidente do Senado “dificilmente veremos reforma contra corrupção aprovada”.

“Está claro o forte abalo de ordem moral suportado pelo autor, já que as palavras ditas pelo réu foram ofensivas, imputando a prática de fatos criminosos em período eleitoral, gerando abalo a sua imagem perante seus eleitores, configurando-se o dano de caráter in re ipsa, é dizer, que independe da prova do prejuízo, já que praticado através da internet”, disse o juiz.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar