CartaExpressa

Auditoria do TCU não aponta irregularidade em Boletins de Urna analisados no 1º turno

Segundo a Corte, a ação de fiscalização ‘evidenciou, uma vez mais, a transparência do sistema eleitoral brasileiro’

Foto: Divulgação/TCU
Apoie Siga-nos no

O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, informou nesta quarta-feira 5 que o órgão não registrou qualquer “inconsistência” durante os procedimentos de auditoria do primeiro turno das eleições.

Segundo documento do TCU, às 18h do último domingo 2 uma equipe de 15 auditores iniciou, em Brasília, a conferência dos 560 Boletins de Urna enviados por 54 auditores espalhados por todos os estados.

“A análise foi encerrada no início do dia 3/10 e o processo de conferência de votos por candidato para os cargos de Senador, Governador e Presidente não registrou nenhuma inconsistência de dado incorreto”, afirma Dantas.

O ministro reforçou que a ação de fiscalização “evidenciou, uma vez mais, a transparência do sistema eleitoral brasileiro”, alvo constante de ataques infundados do presidente Jair Bolsonaro (PL).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar