Política

Quaest: Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados em São Paulo

Ex-presidente soma 37% das intenções de voto, dois pontos a mais do que o ex-capitão

Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados na disputa pelo Planalto entre os eleitores de São Paulo. A conclusão é da nova rodada da pesquisa Quaest no estado, que mediu 37% das intenções de voto em Lula e 35% para Bolsonaro. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira 11.

No comparativo com o levantamento anterior, divulgado em julho, Lula se manteve estável, registrando exatamente o mesmo percentual. Já Bolsonaro conseguiu recuperar terreno na região e ampliou seus apoiadores em 3 pontos percentuais.

Ainda de acordo com a pesquisa, a terceira via segue sem forças para romper com o atual cenário de disputa entre os dois favoritos. Em apenas um mês, a soma das intenções de votos de todos os demais candidatos foi de 17% para 13% entre os eleitores do maior colégio eleitoral do País. Deste volume, 7% são de Ciro Gomes (PDT) e 3% de Simone Tebet (MDB).

De acordo com o cientista político Felipe Nunes, responsável pela pesquisa, o estreitamento da distância entre Lula e Bolsonaro pode ser explicado por um crescimento de Bolsonaro em diversos segmentos, enquanto Lula se manteve estável.

“Entre março e agosto, o presidente cresceu 11 pontos entre as mulheres e 9 pontos entre os homens. Lula manteve-se estável”, escreve o cientista em sua análise. O mesmo movimento, explica, pode ser observado entre os eleitores evangélicos; jovens; de renda mais baixa e também entre os mais ricos; assim como nos beneficiários do Auxílio Brasil.

O levantamento ainda monitorou o desempenho dos presidenciáveis de forma espontânea, quando não apresenta uma lista de opções aos entrevistados. Neste caso, Lula tem 27% e Bolsonaro 26%. Os percentuais oscilaram dentro da margem de erro quando comparados ao último levantamento, em que Lula e Bolsonaro tinham 25% para cada.

Segundo turno

A Quaest também ouviu os eleitores de SP sobre suas preferências em um eventual segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro. O petista aparece na dianteira, com 44% das intenções de voto, ante 40% do ex-capitão.

Para chegar aos resultados, foram entrevistados 2 mil eleitores do estado de SP entre os dias 5 e 8 de agosto. A pesquisa tem margem de erro de 2,4 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Contratada pela consultoria de investimentos Genial, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral como BR-07655/2022.

Nesta quinta, a Quaest também mediu o desempenho dos postulantes ao cargo de governador em SP. Fernando Haddad (PT) lidera com 20 pontos percentuais de vantagem sobre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB). O registro do recorte eleitoral no TSE, neste caso, é o SP-02135/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo