Política

Novo governo Lula terá 37 ministérios, anuncia Rui Costa

Os nomes dos titulares das pastas serão anunciados ao longo da próxima semana

Reprodução redes sociais
Apoie Siga-nos no

O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), confirmou neste sábado 17 que o novo governo do presidente Lula (PT) terá 37 ministérios. Os nomes dos titulares das pastas serão anunciados ao longo da próxima semana, de acordo com o petista.

“Um pedido do presidente foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos”, declarou Costa após reunião com Lula, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e Aloízio Mercadante, que comandará o BNDES. “Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios”.

Em conversa com jornalistas, o futuro ministro ainda disse que as pastas da Pesca, Cidades, Transportes, Portos e Esporte voltarão a existir. A dos Povos Originários e Gestão serão criadas.

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com 23 ministérios.

Como noticiou CartaCapital, integrantes de partidos que devem compor a base aliada de Lula no Congresso Nacional já demonstram insatisfação com a demora do petista para anunciar os seus ministros.

Até o momento, além de Costa na Casa Civil, Lula confirmou Fernando Haddad (PT) na Fazenda, José Múcio Monteiro na Defesa, Flávio Dino (PSB) na Justiça e Segurança Pública, Mauro Vieira no Itamaraty e Margareth Menezes na Cultura.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo