Política

assine e leia

O exército da desinformação

O apoio à apuração paralela das urnas pelas Forças Armadas não é espontâneo, mas obra da máquina de fake news

O general Oliveira, da Defesa, mantém o assédio ao ministro Moraes, do TSE, como se fosse dever e direito dos militares se intrometer nas eleições - Imagem: Alejandro Zambrana/TSE
Apoie Siga-nos no

A pesquisa A Cara da Democracia, produzida pelo INCT-IDDC na segunda quinzena de setembro, mostra que 54,3% dos brasileiros apoiam uma apuração paralela das eleições feita pelas Forças Armadas. Esse dado, que revela de imediato uma opção de parte da população por um arranjo de certa forma inédito na história eleitoral brasileira, a tutela do processo pelos militares, precisa ser analisado e bem observado à luz do sistema de desinformação que se estrutura e se consolida com a ascensão do bolsonarismo.

A desinformação sistemática e sistematizada do bolsonarismo e do governo Bolsonaro tem produzido uma realidade paralela no País, o que, na verdade, provoca um estado de dúvida, insegurança e medo na população. O ecossistema de fake news tem na tríade crenças + valores + medos um componente potente que é trabalhado e bem utilizado. Portanto, esse apoio não é uma preferência pura e simples, é uma percepção construída meticulosamente por meio desses “ingredientes” principais na produção dos discursos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo