Política

PoderData: Lula tem 49% dos votos, ante 44% de Bolsonaro

O ex-capitão oscilou negativamente em votos válidos após o episódio envolvendo Roberto Jefferson

Fotos: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP e EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa PoderData mostra que Lula (PT) se mantém na liderança da corrida presidencial com uma vantagem levemente maior do que tinha para Jair Bolsonaro (PL) na semana anterior. O petista, segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira 26, tem 5 pontos de vantagem nos votos totais e 6 pontos se considerados apenas os votos válidos. Na semana anterior, os percentuais eram de 4 pontos percentuais nos dois casos.

A leve ampliação da distância entre os dois candidatos ocorre após o episódio envolvendo Roberto Jefferson, ex-deputado e aliado de primeira ordem de Bolsonaro que atacou a Polícia Federal com tiros e granadas após ter sua prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal. O ex-capitão tentou descolar sua imagem do aliado histórico, mas viu seu percentual de apoiadores estagnar no cenário geral e oscilar negativamente no recorte de votos válidos. Lula, por sua vez, variou positivamente nos dois cenários.

Ao todo, o petista conseguiu somar 49% – 1 ponto a mais do que tinha na rodada anterior –, enquanto Bolsonaro manteve os 44% de votos totais. Brancos e nulos somaram 5% e outros 2% não souberam ou optaram por não responder aos questionamentos da pesquisa. O último grupo somava 3% na semana passada e, segundo os pesquisadores, esta pequena parcela pode ter migrado para Lula.

Com as oscilações, Lula viu sua margem sair de 4% para 6% no cenário que considera apenas os votos válidos, sem brancos e nulos. Ele tem, neste caso, 53%, contra 47% de apoiadores do ex-capitão. Na semana anterior, o PoderData apontava 52% de votos válidos para Lula e 48% para Bolsonaro.

Para chegar aos resultados desta quarta-feira, a pesquisa ouviu, por telefone, 5 mil entrevistados nas 27 unidades da Federação. O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 25 de outubro, tem margem de erro de 1,5 ponto percentual, nível de confiança de 95% e está registrado como BR-01159/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. A pesquisa foi contratada pelo site Poder360 em parceria editorial com a TV Cultura. Veja a íntegra das estratificações do levantamento:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo