Política

Prefeitura de Uberaba promove exposição de armas durante evento do Dia das Crianças

Em nota, a Prefeitura de Uberaba disse que a participação dos agentes foi solicitada ‘com o propósito de afastar o medo, culturalmente imposto nas crianças sobre as forças de segurança’

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A prefeitura de Uberaba, município do Triângulo Mineiro, promoveu nesta quarta-feira 12 uma exposição de armas e explosivos em meio às celebrações do Dia das Crianças. No evento, crianças e adolescentes foram incentivados a manusear os equipamentos militares e ainda passearam em viaturas da polícia, segundo relatos.

Vídeos do evento, aos quais CartaCapital teve acesso, mostram policiais ensinando crianças sobre rifles, metralhadoras e explosivos. Nas imagens também é possível ver crianças tocando nos equipamentos. A exposição aconteceu na Praça da Mogiana, ponto turístico do município, e contou com a presença de agentes do Exército e das Polícias Civil, Militar e Federal.

Em nota, a Prefeitura de Uberaba disse que a participação dos agentes foi solicitada pelas forças de segurança do estado, “com o propósito de afastar o medo, culturalmente imposto nas crianças sobre as forças de segurança, e promover uma aproximação destas com a comunidade”.

Ainda segundo o município, “de acordo com a polícia, o ambiente onde a exposição estava acontecendo era totalmente controlado e os militares neste trabalho são treinados especificamente para este fim”. O texto diz ainda que “a Polícia Militar de Minas Gerais esclarece e reforça que não havia nenhum risco no momento da exposição”.

Após tomar conhecimento sobre o caso, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) acionou o Ministério Público (MP) e o Conselho Tutelar. O petista disse que pretende denunciar a prefeita do município, Elisa Araújo (Solidariedade), ao MP e ao Conselho Tutelar, por crimes contra o Estatuto da Criança e do Adolescente. A prefeita é uma apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem na flexibilização do armamento à população uma de suas principais bandeiras.

representação MP Uberaba violação crianças

Para Sumayra Oliveira, pesquisadora acadêmica que esteve no local, o ato expõe as crianças à cultura do ódio. “Ao invés de estimular os sonhos, ou de contribuir com a alimentação das crianças, já que muitas delas passam fome na cidade, as crianças são expostas por esse tipo de exposição. O Dia das Crianças foi completamente militarizado com apologia do uso de armas de fogo por crianças, algo nunca visto por nós, moradores de Uberaba. Esperamos que ela [Elisa Araújo, prefeita] responda criminalmente pelo que aconteceu”, diz. “É algo chocante, estamos estarrecidos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo