Política

Quaest: Lula tem vantagem de 12 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno

Levantamento traz boas notícias para Ciro Gomes, que cresceu 3 pontos percentuais em agosto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira 31, mostra que Lula (PT) segue consolidado na liderança da disputa eleitoral, reunindo 44% de intenções de voto, em linha com o que registrou nos demais levantamentos do instituto em agosto.

Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, também se manteve estável, com 32%, e não conseguiu fazer reduzir a desvantagem de 12 pontos percentuais para o petista. O ex-capitão e seus aliados tinham uma expectativa de saltar mais significativamente com o início da campanha eleitoral e, em especial, com a distribuição de mais recursos para benefícios, como o Auxílio Brasil e o voucher para caminhoneiros. Na prática, no entanto, os avanços foram pouco efetivos.

A pesquisa desta quarta traz boas notícias para Ciro Gomes (PDT), que conseguiu crescer 3 pontos percentuais no último mês. Ele tinha na primeira pesquisa Quaest, do dia 3 de agosto, 5% das intenções de voto e saltou para 8% no levantamento desta quarta-feira.

Simonte Tebet (MDB) tem 3% e segue em quarto lugar. Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) são citados por 1% dos eleitores. Nenhum outro candidato monitorado pontuou no levantamento.

Estratificação

Ao olhar para os segmentos da sociedade monitorados pela pesquisa, Lula segue em boa vantagem no Nordeste, onde tem quase 40 pontos de distância para Bolsonaro. Nas demais regiões, os dois estariam tecnicamente empatados. O voto feminino também ajuda o petista a se consolidar na dianteira. Nesta camada, Lula tem 45% a 29%.

Chama a atenção ainda a vantagem do petista entre os eleitores mais pobres, onde estão concentrados os beneficiários do Auxílio Brasil. Neste caso, diferentemente do que esperava Bolsonaro, o pacote de bondades não surtiu o efeito esperado e Lula segue vencendo por boa margem. São 52% a 25%, de acordo com a Quaest. Bolsonaro segue na dianteira entre os mais abastados. Ao olhar apenas para os beneficiários do programa, Lula tem 54% contra 25%.

Segundo turno

A pesquisa desta quarta-feira também revelou um quadro de estabilidade na simulação de um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O ex-presidente aparece na dianteira, com 51% das intenções de voto, ante 37% do ex-capitão.

Para chegar aos resultados, a pesquisa entrevistou presencialmente 2 mil pessoas entre os dias 25 e 28 de agosto. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pela consultoria de finanças Genial e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00585/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo