Economia

Senado aprova projeto que cria fundo de estabilização para combustíveis

Texto também cria imposto sobre exportação de petróleo bruto. Câmara ainda precisa analisar proposta

Jean Paul Prates, novo presidente da Petrobras. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira 10, o projeto de lei que cria um fundo de estabilização para o preço dos combustíveis e institui um imposto sobre a exportação do petróleo bruto.

O placar teve 61 senadores favoráveis e oito contrários, sem abstenções.

O projeto é de autoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN). Conforme mostrou CartaCapital, economistas idealizadores do texto apostam na medida para baixar o preço dos combustíveis no Brasil.

O senador petista já antecipou que o projeto deve ter “aterrissagem suave” na Câmara dos Deputados. Segundo Prates, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) teria demonstrado ânimo com a proposta. Para entrar em vigor, o texto ainda precisa ser analisado pelos parlamentares da Casa.

Nesta quinta, a Petrobras anunciou que vai elevar o preço da gasolina em 18% e do diesel em quase 25% para as distribuidoras.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo