Justiça

Justiça de São Paulo manda apreender avião do apóstolo Valdemiro Santiago

A determinação envolve uma dívida de 21,4 milhões de reais

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O juiz Felipe Poyares Miranda, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou a apreensão de uma aeronave do apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Na decisão, à qual CartaCapital teve acesso, o magistrado ordena que a aeronave seja entregue a um oficial de Justiça no Aeroporto de Jundiaí (SP) no prazo de 24 horas. 

A determinação decorre de uma dívida de 21,4 milhões de reais contraída pela empresa do pastor, a Intertevê Serviços Ltda. O avião teria sido apresentado como garantia de pagamento. 

Segundo o Nacional Bank, autor da ação, o então genro de Valdemiro e representante da empresa, Filipe Pires Iannie, assinou em 2018 um termo de confissão de dívida no qual a aeronave foi listada como penhora. 

O apóstolo, porém, negou a dívida à Justiça e disse que a cobrança é uma tentativa do ex-genro de lhe aplicar um “golpe”. Ele abriu uma queixa-crime contra Iannie.

O Nacional Bank argumenta, por sua vez, que Valdemiro, além de não honrar os pagamentos acordados, tentou “ocultar” o patrimônio, transferindo a propriedade do avião para uma empresa chamada Eu Transpiro Adoração, de uma de suas filhas.

O banco ainda pede a aplicação de uma multa de 20% sobre a quantia do débito.

A empresa da filha do pastor não entregou a aeronave e disse ser impossível cumprir a decisão. A alegação é de que o avião recebeu uma ordem de restrição de voo pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Valdemiro ainda pode recorrer.

doc_107825303

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo