Marjorie Marona

Professora da UFMG, coordenadora do Observatório da Justiça no Brasil e na América Latina e pesquisadora do INCT IDDC.

Opinião

assine e leia

Barroso no STF

O ministro assume uma Corte em rota de colisão com o Congresso

A posse de Luís Roberto Barroso na presidência do STF. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Mais novo presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luís Roberto Barroso quer uma Corte popular. Aposta na expansão do relacionamento institucional com a sociedade, visando a resgatar a ­reputação e o prestígio perdidos durante o mandato de Jair Bolsonaro e, de quebra, reforçar o tribunal nos embates que certamente terá com um Congresso de perfil reconhecidamente conservador.

As preocupações não são infundadas. A pesquisa “A Cara da Democracia no Brasil”, do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação, indica que o porcentual de brasileiros que não confia no STF oscilou de 28,6% em 2018 para os atuais 35,9%. Houve picos de 42,1% e 43,4% em 2019 e 2021, respectivamente, no auge dos ataques bolsonaristas às instituições. E o cenário de confronto com o Congresso Nacional também está no horizonte: há discussões simultâneas no STF e no Legislativo sobre as quais a divergência é pública.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo