Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

5 exemplos de boas práticas em diversidade, equidade e inclusão

O mercado de diversidade, equidade e inclusão no Brasil vem aos poucos ganhando forças. Entretanto, um relato comum que chega ao nosso time de pessoas consultoras é a falta de boas práticas em DE&I para se inspirar. 

Dessa forma, neste artigo compartilhamos 5 de nossos projetos que impactaram centenas de mulheres e pessoas negras nos últimos anos. Em um ecossistema onde os projetos em DE&I ainda estão engatinhando, materiais como esses são ouro. 


Salve e compartilhe com colegas de DE&I. E, caso precise de apoio para construção de projetos personalizados para o contexto e desafios da sua organização, agende uma conversa com nosso time. Iremos desenhar um projeto que se encaixe no que sua organização procura. 

SoulAfro Axé: desenvolvendo a carreira de talentos negros

Equidade étnico-racial em três pilares: cultura, comunicação e carreira. Este é o objetivo desta iniciativa de impacto da Johnson & Johnson, em parceria com a Tree. A ação afirmativa da organização tem duração de 3 anos, garantindo um impacto a curto, médio e longo prazo para os talentos negros de diferentes idades que participam do projeto.

O SoulAfro Axé também expande seus horizontes e contempla não só pessoascolaboradoras negras  do time J&J que desejam acelerar suas carreiras, como também pessoas negras de fora da organização que estão começando o ensino médio ou graduação. 

O programa conta com um suporte 360º aos participantes, disponibilizando:

  • ferramentas necessárias para o crescimento pessoal e profissional, como treinamentos em diferentes soft (competências socioemocionais) e hard (competências técnicas) skills (inglês);
  • apoio econômico, como, auxílio à saúde, farmácia,  alimentação e estrutura de apoio para estudo (computador e acesso à internet); 
  • mentoria de grupo e com líderes da companhia.

Para o líder de DE&I da J&J no Brasil, Gustavo Galá, “com o SoulAfro Axé, reforçamos nosso compromisso com a luta pela justiça racial e social e extrapolamos o ambiente interno, com uma ação de impacto social.”

Confira o depoimento do gerente nacional de Sell-Out da J&J no Brasil sobre o programa.

Link to embeed: https://youtube.com/shorts/v-E42TBE4bw?feature=share

Criação de um selo: conheça o Selo CESA de Equidade de Gênero

Uma das formas de reconhecer as empresas que promovem avanços em DE&I e promover uma espécie de desconforto positivo para que as ‘atrasadas’ avancem em seus programas é por meio de selos e certificações. 

Afinal, uma empresa certificada por promover a inclusão consegue, entre outras coisas, atrair mais talentos, aumentar a retenção e ter uma melhor imagem no mercado.

Diante disso, a Tree Diversidade foi parceira técnica na elaboração da Pesquisa Selo CESA de Equidade de Gênero 2022, desenvolvida pelo Grupo de Lideranças Femininas e CEDAP e que contou com apoio do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA). 


O mapeamento inédito buscou entender a fundo o papel da mulher em escritórios de advocacia por todo o país, reconhecer os escritórios com melhores práticas, além de discutir políticas de equidade de gênero que podem ser replicadas em outras organizações. 

Recomendamos esta iniciativa para organizações ou instituições que já tenham avançado com seus programas de diversidade a ponto de dar esse passo em direção à comunidade. Além disso, ela é indicada para instituições que exerçam um papel de mediação ou regulação no setor, a fim de que a medida seja sempre imparcial. 

Conte também com o apoio técnico da Tree a fim de que haja imparcialidade e transparência no mapeamento. Agende já uma conversa.

Confira o encontro de lançamento dos resultados da pesquisa que reuniu escritórios de todo o país.

blank

Link do vídeo: https://youtu.be/TxxEpX-_SKU

Pessoas negras em cargos de liderança: conheça o BAM – Black as Manager

O BAM – Black as Manager, da PwC, é um programa de aceleração de carreira para talentos negros da organização que há duas edições atua em quatro pilares para o desenvolvimento desses talentos:

  • Desenvolvimento de soft skills (competências socioemocionais): aulas de gestão de tempo, negociação, marketing pessoal e gestão de equipe, preparam esses profissionais para a vida corporativa.
  • Desenvolvimento de hard skills (competências tecnicas): o aprendizado da língua inglesa, por exemplo, está entre os conhecimentos adquiridos pelos talentos do projeto.
  • Letramento racial: em parceria com a Tree, mentores(as) (sócios/as brancos/as) e mentorado(a)s (talentos negros) participam de treinamentos de letramento racial que abordam ancestralidade, racismo estrutural, colorismo e outros tópicos necessários para o entendimento do que significa ser uma pessoa negra no Brasil e a importância do programa. 
  • Mentoria com profissionais da alta liderança: os(as) sócios(as) da organização irão mentoram esses(as) profissionais para uma espécie de hackathon, onde deve ser desenvolvido um projeto para a empresa de acordo com suas indústrias de atuação. Dessa forma, eles(as) conectam-se diretamente com as lideranças da organização, fazendo o networking necessário para seu desenvolvimento. 

Para além de desenvolver gerentes mais preparados e promover a inclusão de profissionais negros(as) na organização, o programa é ainda uma forma de reter esses talentos em um momento da carreira no qual costumam receber propostas de outras empresas do mercado.

Juliana Sampaio, Senior Associate da Consultoria Tributária e participante da 1ª edição do BAM, compartilha a importância da experiência para sua carreira: “Através do BAM, eu compreendi a importância do letramento racial e que todos nós somos agentes de mudanças para as futuras gerações. Tudo está caminhando para ambientes mais colaborativos e diversos. Hoje eu me sinto, sem dúvidas, mais apta e preparada para lidar com diferentes tipos de situações e falar sobre questões raciais onde quer que eu esteja inserida”.

Mulheres em cargos de liderança: conheça o Women in Leadership (WiL)

O Women in Leadership (WiL) é o programa de sponsorship da PwC Brasil para acelerar a carreira de lideranças femininas na organização, desenvolvendo-as para que se tornem sócias da empresa e inspirem outras mulheres a crescerem em sua carreira. Assim como o BAM, citado acima, também reduz a saída dessas profissionais para outras empresas. Alguns dos principais benefícios do programa podem incluir:

  • Aumento da representatividade feminina: a promove a igualdade de oportunidades e permite que mais mulheres alcancem posições de liderança, o que ajuda a quebrar barreiras históricas e a aumentar a representatividade feminina em todas as áreas;
  • Maior inovação: a presença de mulheres em cargos de liderança pode trazer uma maior diversidade de ideias, abordagens e soluções para os desafios enfrentados pela empresa.
  • Fortalecimento da cultura: empresas que promovem a equidade de gênero tendem a ter uma cultura organizacional mais forte e coesa, com valores mais claros e compartilhados pelos colaboradores.
  • Foco no cliente: ter uma liderança mais diversa ajuda a entender melhor as necessidades e desejos do cliente, pois colaboradores com diferentes origens e experiências podem trazer insights valiosos sobre as preferências do público.

Para Letícia Rodrigues, sócia da Tree, “A educação feminina na nossa sociedade ainda é muito voltada ao cuidado e permeada por estereótipos. Entender e ter dicas práticas de como lidar com esses estereótipos, além de ferramentas voltadas ao protagonismo, à autoconfiança e à construção de relações, são aspectos que abordamos na formação de líderes executivas”.

Você sabe o que é um programa de sponsorship?

Um programa de sponsorship conecta mentores(as) e mentorados(as), porém de uma forma diferente. No caso do WiL, conectou sócios(as) da organização com um grupo de diretoras e gerentes que iriam ser desenvolvidas. Esse formato permite uma troca mútua, desenvolvendo as habilidades necessárias nas pessoas mentoradas, e sensibilizando os mentores para a temática da equidade de gênero.

Segundo Estudo Sponsoring Women to Success, da Catalyst, um programa de sponsorship:

  • é a chave para o avanço de alto desempenho e oferece maiores oportunidades de excelência através do desenvolvimento de habilidades e maior visibilidade;
  • atua como um diferenciador no topo e um meio de superar barreiras para as mulheres;
  • oferece benefícios valiosos aos Sponsors, incluindo feedback, habilidades aprimoradas, maior conhecimento das necessidades e oportunidades da empresa e satisfação pessoal e profissional; e 
  • oferece benefícios diretos e indiretos às organizações, incluindo melhores líderes e equipes, bem como maior engajamento.

22 Vozes para 2022: programa que acelerou

iniciativas de talentos de fora da organização

A Tree foi parceira da P&G na iniciativa 22 Vozes para 2022. O programa identificou e premiou 22 jovens, em grande maioria negros(as), entre 18 a 24 anos, capacitando-os para que pudessem tirar projetos de impacto do papel, mobilizando, assim, mudanças em suas comunidades. 

Foram dois os principais critérios de seleção: atuação do(a) jovem em sua comunidade local e o potencial de transformação daquela realidade por meio do projeto escolhido.  O programa selecionou jovens com projetos em áreas como impacto na sociedade; diversidade, equidade e inclusão; e sustentabilidade ambiental. 

As 22 pessoas selecionadas foram organizadas em duplas de trabalho e receberam mentorias de líderes da P&G. Além disso, ganharam R$ 1.000 durante a participação no projeto, com o vencedor, o projeto Negrócios, recebendo um apoio de R$ 10.000. 

A liderança da organização também se envolveu no projeto. Juliana Azevedo, presidente da P&G Brasil na época (atual presidente da P&G America Latina), afirmou: “Acredito que os jovens, em especial, são o futuro do nosso país e a esperança para prosperarmos. Por isso, precisamos oferecer ferramentas e oportunidades para que esses jovens se tornem referência e inspiração para a sociedade”.

Conheça mais sobre a iniciativa a partir do minuto 46.

blank

Link do vídeo: https://youtu.be/CMK8ibTagYc

Quer desenvolver um projeto inovador e inclusivo em sua organização?

Os cinco exemplos citados acima promovem impacto e transformações nas empresas e na sociedade. Agora chegou a hora de sua organização assumir o protagonismo e desenvolver uma boa prática em DE&I.
Agende uma conversa com a Tree e conte com nosso apoio técnico para o desenho de um projeto personalizado conforme o contexto e desafios da sua empresa.