5 lições de Steve Jobs - Alpina Digital

5 lições de Steve Jobs

Uma grande inspiração para os empreendedores é o Steve Jobs, nós selecionamos 5 lições deste gênio que uniu duas de nossas paixões: tecnologia e design

Fabrício Raimondi

22 de Setembro de 2021 - 5 minutos de leitura

Banner

Na nossa vida todos precisamos de mestres, mentores e histórias boas para nos inspirar. São elas que costumam nos dar mais coragem para lutar e não desistir nessa batalha da vida que é o empreendedorismo. Entre um dos grandes profissionais que admiramos aqui na Alpina está o Steve Jobs, fundador da Apple. Por isso, separamos 5 grandes lições de Steve Jobs que podem ajudar você na execução do seu projeto. 

5 grandes lições de Steve Jobs

principais-ensinamentos-jobs

Steve Jobs pode dividir opiniões sobre o seu comportamento e suas relações humanas, mas é inegável que deixou um marco na história do design e da tecnologia. Além disso, seu legado é carregado de ensinamentos para os empreendedores que têm um sonho e querem torná-lo realidade. Confira os 5 ensinamentos que aprendemos ao conhecer mais sobre a história de Jobs.

1 – Acredite no seu projeto

A ideia é sua, você precisa acreditar e confiar, como ninguém. Se acaso o Jobs não tivesse confiado e defendido cada etapa do seu projeto, certamente não teria o mesmo sucesso.

Por isso, a primeira lição de Jobs é sobre acreditar no projeto. Mas é claro que você também deve fazer as outras pessoas acreditarem. 

2 – Faça algo que as pessoas desejem

Normalmente existem dois fatores que motivam a compra de algum produto: desejo e necessidade. Qual dos dois fatores o seu produto atende?

Sim, pois a sua ideia pode ser genial, mas se não for o que outras pessoas desejam, não vai vender. 

Por exemplo, Jobs não foi o responsável por criar o computador, mas foi visionário a ponto de perceber que as pessoas desejavam ter computadores domésticos. E aos que ainda não tinham a certeza dessa necessidade, ele fez questão de convencê-los.

Nesse sentido, quando você for criar um produto ou serviço novo, compreenda as necessidades do seu público.

O que eles procuram? O que eles desejam?

Então crie algo que faça sentido para eles.

3 – Não deposite toda a sua confiança em alguém

Negócios são negócios, por isso, não confunda relações comerciais com amizade.

Ok, pode parecer um pouco duro, mas Jobs aprendeu na prática que não se deve confiar o seu sonho a outra pessoa. Tanto que foi demitido da própria empresa.

Por isso, saiba em quem confiar e escolha as pessoas certas para estarem ao seu lado, apoiando e fazendo parte do seu projeto.

4 – Saia da bolha

Para bons criativos, uma das principais lições de Steve Jobs é “experimentar”.

Dessa forma, siga o exemplo do fundador da Apple, que não se contentava em se limitar a uma função ou em conviver apenas com um núcleo de pessoas.

Ou seja, experimente coisas novas, hábitos novos, aprenda sobre algo que não faz parte do seu cotidiano, pode ter certeza que isso ajudará você a ter novas ideias.

Inclusive, no nosso Instagram nós damos 6 dicas para sair do bloqueio criativo. Acesse aqui.

5 – Arriscado é não correr riscos

Entenda: ficar parado não vai te levar adiante. Pois empreender é arriscar, é investir em uma ideia e confiar.

Certamente, se Steve Jobs não tivesse arriscado e sido tão ambicioso, a Apple não estaria hoje lançando seu 13º iPhone e faturando tanto.

Livros sobre Steve Jobs

Livros-sobre-Steve-Jobs

Como Jobs é uma grande inspiração para empreendedores, existem muitos livros escritos inspirados em sua história. Por isso, listamos os principais para que você conheça mais sobre esse gênio do design e dos negócios.

Talvez você curta esta lista de livros: 10 livros para empreendedores de sucesso 

Filmes sobre Steve Jobs

Filmes-sobre-Steve-Jobs

Agora, se você é daqueles que preferem conhecer mais sobre a história de outras pessoas através das telas, há também filmes que relatam um pouco mais sobre a vida de Jobs:

As melhores frases de Steve Jobs

As-melhores-frases-Steve-Jobs

“As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas.”

“Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo – expectativas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – essas coisas simplesmente somem em face da morte, deixando apenas o que é verdadeiramente importante”

“Você tem de agir. E você tem que estar disposto a fracassar… se você tem medo de fracassar, não irá muito longe.”

“A inovação distingue um líder de um seguidor.”

“Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida ou como um resultado que aponta uma nova direção.”

“Design não é apenas o que se vê e o que se sente. O design é sobre como funciona.” 

“Continue com fome, continue bobo.”

“Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer.”

Não se esqueça: O seu maior concorrente é você mesmo

Leia também