Conforme informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer colorretal é o terceiro mais comum entre os homens (ficando atrás do de próstata e pulmão) e o segundo entre as mulheres (seguindo o câncer de mama). No final do ano passado, o INCA divulgou que foram registrados, aproximadamente, 40 mil novos casos diagnosticados por ano, entre homens e mulheres. Desse total, cerca de 30% ocorrem devido a fatores comportamentais, como má alimentação, tabagismo e inatividade física. 

Este é um tumor maligno que acontece no intestino grosso ou reto. O tipo mais comum é o adenocarcinoma, e quase a totalidade dos casos se origina a partir de alterações nas células de pólipos benignos encontrados nessas regiões. 

Embora possa acometer pessoas de todas as idades, o risco para o tumor colorretal aumenta com o passar dos anos, sendo mais frequente na população com mais de 45 anos. Além disso, outros fatores favorecem este tipo de câncer, como a obesidade, o sedentarismo e uma alimentação inadequada, ou seja, rica em alimentos processados, como embutidos (linguiça, salsicha, e salame), pobre em frutas e vegetais e com consumo exagerado de carne vermelha. 

O câncer colorretal é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

Como posso perceber esse tumor?

Pessoas  com anemia de origem indeterminada e que apresentem suspeita de perda crônica de sangue no exame de sangue ou com mudanças no hábito intestinal (diarréia ou prisão de ventre). Outros indícios são o desconforto abdominal com gases ou cólicas, sangramento nas fezes, sangramento anal e sensação de que o intestino não se esvaziou após a evacuação devem fazer avaliação médica. 

A perda de peso sem razão aparente, cansaço, fezes pastosas de cor escura, náuseas, vômitos ou sensação dolorida na região anal são outras causas. Todos esses sintomas são sinais de alerta para buscar a orientação médica.

Como diagnosticar e tratar?

O diagnóstico do câncer colorretal é realizado de preferência por colonoscopia. “Quando é um tumor de reto, o diagnóstico pode ser feito simplesmente por meio do toque retal, mas, idealmente, a avaliação completa do cólon é a melhor forma”, informa a médica coloproctologista do Hospital Moinhos de Vento, Heloisa Mussnich.

No caso do tratamento, é realizado via remoção endoscópica de pólipos que possam conter mínimas quantidades de células carcinomatosas ou por meio de cirurgia ou ainda quimioterapia e radioterapia. “Depende da localização do tumor, do tamanho, da extensão dele em relação ao intestino, aos gânglios linfáticos que cercam esta porção do intestino, e aos órgãos adjacentes”, orienta a médica.

Segundo indica a proctologista, o Hospital Moinhos de Vento oferece equipes multidisciplinares e tratamento minimamente invasivo para esses pacientes no serviço de Coloprotctologia. “Desde as ressecções endoscópicas avançadas para casos de tumores restritos à mucosa intestinal até as cirurgias laparoscópica e robótica”, explica.

Essa doença diagnosticada na fase inicial pode ter mais de 95% de chances de cura. Confira as dicas de prevenção:

  • Manter dieta rica em fibras;
  • Não fumar;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Realizar atividade física regularmente;
  • Controlar o sobrepeso;
  • Evitar carne vermelha em excesso, defumados;
  • conservantes, corantes, alimentos industrializados;
  • Observar alterações do seu hábito intestinal ou evacuações com sangue, que são sinais de alerta;
  • Conversar com seu médico sobre colonoscopia preventiva;
  • Colonoscopia reduz o risco de câncer de intestino em até 90%.

Este ano, a Unidade de Endoscopia completou 10 anos, com uma estrutura completa e altamente tecnológica, incluindo processo automatizado de desinfecção dos endoscópios, dentro das mais estritas normas nacionais e internacionais. Conheça o nosso serviço.

Fonte: Heloisa Mussnich, médica coloproctologista do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1