O programa floresta com propósito foi criado para propagar o conhecimento sobre as florestas comerciais e sustentabilidade. Continue lendo!

Florestas com Propósito é um programa que possui o objetivo de disseminar conhecimento sobre florestas comerciais como solução sustentável nos âmbitos econômico, social e ambiental.

Entre os principais objetivos, destacam-se:

  • colocar o tema florestas comerciais como pauta de debates entre investidores e empreendedores;
  • reduzir a pressão sobre as florestas nativas com florestas plantadas;
  • incentivar que parte de uma carteira de investimentos seja aplicada em florestas comerciais;
  • incentivar a adesão de investimento em polos florestais para otimização de recursos e potencialização de resultados em grande escala;
  • promover a responsabilidade socioambiental como inerente em projetos de florestas comerciais;

E, ainda, ampliar objetivos para alcançar a sociedade como um todo, a exemplo de:

  • promover a educação ambiental como ferramenta de mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente;
  • promover o consumo racional dos recursos naturais;
  • apoiar projetos sociais nas comunidades onde há empresas de florestas comerciais.

Essas ações proporcionam caminhos para atingir o principal propósito e objetivo que é o posicionamento do Brasil como um país produtor de florestas comerciais de alto valor.

A visibilidade não é apenas econômica, como também social e ambiental, através de gestões responsáveis que se preocupam com todos os impactos de florestas e polos florestais ao redor do país.

Valorização sabidamente necessária para maximizar os resultados dos investidores, com a consequência natural de aumento das áreas plantadas, tanto deles mesmos quanto de novos empreendedores atraídos pelos retornos do negócio.

Sobre o programa

O programa defende que os recursos econômicos sejam aplicados de forma sustentável, abrangendo não somente o retorno financeiro, como também os retornos sociais e ambientais que impactam tanto as comunidades onde as florestas estão inseridas, como todo o mundo.  

No entanto, esta colocação não confronta os investimentos de maior risco, até porque é justamente a construção de patrimônios que permite, no seu devido momento, a separação de uma parte da carteira para projetos de longo prazo como o de florestas comerciais.

Assim, um “negócio verde” se caracteriza pela minimização dos impactos negativos ou até mesmo pela maximização dos seus impactos positivos no tripé Social | Ambiental | Financeiro, lembrando que é quase uma utopia pensar que projetos deste teor serão aplicados sem recursos econômicos, fazendo-se exigir um equilíbrio entre as três partes.

Em Minas Gerais, o IBF coloca em prática os princípios deste Programa com o desenvolvimento de florestas de Mogno Africano.

Esta espécie exótica se desenvolve muito bem no Brasil por ter as condições climáticas semelhantes às do seu continente de origem. A iniciativa de um Polo Florestal no estado, possibilita o acesso a investimentos florestais para fins de madeira nobre de forma prática, profissional e organizada. 

Você se identificou com o conceito e o Programa Florestas com Propósito? Como membro, pode sugerir temas, interagir e debater mais sobre este conceito. Faça parte da nossa comunidade!

Fale com nossa equipe clicando aqui.