Tecnologia
PUBLICIDADE

Por AFP — Roma

As autoridades italianas anunciaram nesta sexta-feira a decisão de bloquear o ChatGPT, acusando-o de violação de privacidade de dados e de não dispor de um sistema de verificação de idade para usuários adolescentes.

Com a determinação, que tem "efeito imediato", a empresa americana OpenAI, responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, fica proibida de usar informações sobre os usuários italianos temporariamente até que a empresa se enquadre na Lei Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR, na sigla em inglês).

O órgão alega que a OpenAI não tem base legal que justifique "a coleta e o armazenamento de dados pessoais em massa... para treinar os algoritmos do ChatGPT". A empresa também faz o processamento de dados de forma imprecisa, diz o regulador.

Quanto à idade dos usuários, as autoridades dizem que, como o robô não exige idade mínima para seus usuários, menores são expostos a respostas não compatíveis com seu nível de desenvolvimento e discernimento".

Lançado no fim de novembro, o ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial que vem sendo considerada um marco tecnológico, por ser capaz de gerar conteúdos, a partir de uma gigante base de dados, com muita semelhança aos criados por humanos, como resumos, poemas e roteiros de viagem.

Também é capaz de responder perguntas sobre os mais diferentes assuntos, razão pela qual muitos o apontam como um concorrente do buscados do Google.

Pedido de moratória

O robô, no entanto, tem sido alvo de críticas e pedidos para que seu desenvolvimento seja suspenso, sob alegação de risco de desinformação e ameaça à democracia. Há ainda argumentos mais filosóficos que questionam as consequências do ChatGPT para a humanidade, uma vez que ele poderia fugir ao controle dos seres humanos, superando-os intelectualmente.

Nesta semana, um manifesto assinado por mais de mil pessoas, entre eles Elon Musk e o cofundador da Apple Steve Wozniak , pediu moratória de seis meses nas pesquisas.

Grupos de defesa do consumidor também pediram nesta quinta-feira que as autoridades nacionais e da UE responsáveis pela proteção de dados investigassem a OpenAI. A empresa foi fundada em 2015 e chegou a ter Musk como sócio, mas ele deixou a empresa em 2018.

Webstories
Mais recente Próxima Conheça o Lemon8, novo aplicativo que a dona do TikTok vai lançar nos EUA
Mais do Globo

Morto neste sábado, aos 68 anos, Venturi já foi presidente da Associação Paulista de Cineastas

Toni Venturi: Rita Cadillac, Paulo Freire e Luiz Carlos Prestes estão entre os documentários do cineasta

Resolução do Conselho Federal de Medicina de abriu proibia utilização de uma técnica para a interrupção da gravidez acima de 22 semanas

'Livrai-nos de todo o mal', posta Michelle após Moraes suspender norma que dificulta aborto legal em casos de estupro

Jefferson Sales afirma que pode ter que trabalhar com outra coisa

Sósia de Gabigol relata ameaças após atacante Flamengo aparecer com camisa do Corinthians e ser punido

Novo corredor do BRT tem capacidade para transportar uma média de 204 mil passageiros por dia

Terminal Mato Alto, na Zona Oeste, é inaugurado

Caso o presidente argentino não peça desculpas publicamente, 'tomaremos todas as medidas que entendermos adequadas para defender a nossa soberania e dignidade', garante o governo espanhol

Espanha chama de volta sua embaixadora na Argentina após declarações de Javier Milei; vídeo

'O povo iraniano não deve se preocupar, não haverá nenhuma perturbação', disse Khamenei em um discurso retransmitido pela TV estatal

Líder supremo do Irã diz que população 'deveria rezar pela saúde' do presidente Raisi

Três trabalhadores de resgate estão desaparecidos; condições climáticas desfavoráveis, incluindo uma neblina espessa, dificultam os esforços de buscas na região

Queda de helicóptero no Irã: Contato é feito com passageiro e tripulante, diz autoridade iraniana

Aeronave com Ebrahim Raisi teria feito um pouso forçado devido ao mau tempo

Neblina espessa, frio severo e previsão de chuva atrapalham buscas por helicóptero com o presidente do Irã; fotos

Comemoração de mesversário teve bolo com estampa camuflada e um tanque de guerra

Mulher de Thor Batista rebate críticas a festa com temática militar do filho do casal: 'Não é guerra'