AGLOMERAÇÕES NO LITORAL

Variante delta exige cuidados por parte da população

Nova cepa está presente em quatro cidades da Baixada Santista, que juntas somam 29 casos da variante

Da redação
Publicado em 06/09/2021, às 14h28 - Atualizado em 07/09/2021, às 12h08

FacebookTwitterWhatsApp
Laboratório móvel do Instituto Butantan equipado para fazer sequenciamento genético de amostras positivadas para o coronavírus Variante Delta exige cuidados por parte da população - Foto: Divulgação/Secom/GESP
Laboratório móvel do Instituto Butantan equipado para fazer sequenciamento genético de amostras positivadas para o coronavírus Variante Delta exige cuidados por parte da população - Foto: Divulgação/Secom/GESP

A variante delta do coronavírus já está presente em 12 estados brasileiros. Estudos divulgados pelo governo britânico apontam que a nova variante é 40% mais transmissível que as outras cepas. Outros levantamentos alertam que a delta pode gerar uma carga viral 1.260 vezes maior do que o coronavírus original.

Além disso, a nova cepa pode ser mais discreta que as demais: seus sintomas se assemelham a de um resfriado, não ocorrendo a perda de olfato e paladar como acontecia com as variantes Alfa, Beta e Gama.

A professora Claudia Furlan, coordenadora do curso de Enfermagem da Anhanguera, explica que com o avanço da variante, é necessário aumentar a cobertura vacinal e continuar mantendo as medidas de prevenção, pois isso pode evitar a proliferação da nova cepa.

"É importante a população manter as medidas preventivas e estar ciente da importância da imunização para barrar o avanço da doença. Todas as vacinas utilizadas no Brasil são seguras e salvam vidas", argumenta a professora.

Cuidados com a nova cepa

Os cuidados também precisam ser redobrados. Pesquisadores da plataforma Info Tracker compararam dados de regiões e estimasse que o mês de setembro podemos ter um aumento significativo no número de casos em São Paulo por conta desta variante.

Segundo Claudia, o uso de álcool gel, o distanciamento e o uso das máscaras continuam sendo fundamentais para evitar o contágio.

"Além da vacinação é importante manter os cuidados que já estão sendo realizados desde o início da pandemia: usar máscara corretamente, higienização constante das mãos e manter o distanciamento social sempre que possível".

Variante pelo Brasil

O Ministério da Saúde informou que até o momento foram registrados 497 casos da variante delta no Brasil, o que resultou em 25 óbitos. Os estados que mais registraram casos da nova cepa são: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, além do Distrito Federal.

Variante no litoral paulista

As cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, registraram 29 casos da variante delta da covid-19 na terça-feira (31/08), segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde de São Paulo.

Segundo a secretário estadual, são 13 casos confirmados em Praia Grande, dez em Santos, quatro em São Vicente e dois casos em Guarujá. Os dados foram repassados pelo Instituto Butantan, que está com o Lab Móvel instalado em Santos. O equipamento é automatizado e possui capacidade de fazer até 300 análises por dia.

Com o Lab Móvel, o resultado deve sair em 24 horas, e o mapeamento genético leva de três a seis dias. Atualmente, todo o processo dura até 12 dias.

A carreta é automatizada, e há um pequeno núcleo de funcionários, que controla o funcionamento dos equipamentos e garante que os exames sejam realizados de forma eficiente.

Laboratório móvel do Instituto Butantan equipado para fazer sequenciamento genético de amostras positivadas para o coronavírus Variante Delta exige cuidados por parte da população (Foto: Divulgação/Secom/GESP)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!