Sabin Por: Sabin
Leitura
8min 19s
OUVIR 00:00
AAA

A preocupação e os cuidados com a saúde devem ser prioridade para qualquer pessoa, certo? O funcionamento do corpo feminino tem algumas peculiaridades que exigem cuidados relacionados principalmente à saúde ginecológica, mas que também contemplam outros aspectos para promover o bem-estar físico e emocional.

Na prática, quais são os exames mais importantes e que devem fazer parte da rotina de saúde da mulher? Quais são os benefícios que cada um deles proporciona e como impactam a qualidade de vida da paciente? Continue a leitura e esclareça todas essas dúvidas.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER?

Além de ser uma forma de garantir que o organismo esteja saudável, alguns cuidados ajudam na prevenção de doenças e na identificação de situações ainda em um estágio inicial, o que pode facilitar um eventual tratamento. O câncer de mama é um exemplo disso, que pode ser tratado com mais eficiência e menor agressividade ao ser descoberto logo no começo.

Lembrando que os cuidados com a saúde física precisam estar alinhados com a saúde mental. Os desafios são grandes e mudam em cada fase da vida, porém a preocupação e a atenção com o próprio corpo não devem parar ou diminuir jamais, seja para prevenir doenças ou viver com qualidade.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUIDADOS COM A SAÚDE DA MULHER?

Quando se fala em qualidade de vida e saúde, nada é mais eficiente do que conhecer o próprio corpo, observando quando algo não está funcionando tão bem. Esse cuidado, nos mínimos detalhes, pode começar por analisar pintas novas ou manchas que surgiram na pele e até mesmo um ponto de dor em qualquer região. 

Outros sinais que podem ser observados com cautela são a falta de disposição, queda de cabelo e sono irregular. Uma forma de cuidado com o próprio corpo é o exame de toque nas mamas, que é possível ser realizado a qualquer dia, na sua casa, sem muita dificuldade.

A saúde íntima também é um ponto que precisa ser observado — a presença de corrimentos, coceiras e dores nas relações sexuais. Em qualquer um desses casos, procure um médico ginecologista, que irá orientá-la da melhor maneira.

Por falar nisso, é preciso ressaltar a importância da visita regular aos médicos e profissionais de saúde. Fazer exames de rotina, receber uma avaliação feita por um especialista, corrigir alguns hábitos, enfim, a ajuda profissional é imprescindível. Assim, é possível ter uma orientação sobre novos cuidados que devem fazer parte da rotina da mulher.

Uma questão fundamental para a saúde é manter o sistema imunológico fortalecido, a fim de evitar muitos problemas. Exames para avaliar a imunidade podem ser solicitados pelo seu médico, sempre que forem necessários. Para complementar, vale a pena manter bons hábitos de saúde, com alimentação equilibrada, estresse sob controle e prática de atividades físicas.

Dessa forma, os princípios da medicina preventiva são colocados em prática, por meio do simples conhecimento do próprio corpo e da escolha por hábitos diários saudáveis, contribuindo para reduzir as chances de doenças e, mais importante, preparar o corpo para uma vida com bem-estar.

QUAIS EXAMES DEVEM SER REALIZADOS?

Em complemento a tudo o que foi apresentado acima, existem alguns exames que fazem parte da rotina de cuidados com a saúde da mulher. O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre a importância de cada um deles? Confira!

EXAME GINECOLÓGICO

A partir de uma consulta cuidadosa, conhecendo seu histórico clínico e realizando o exame físico, o ginecologista poderá orientá-la sobre diversas condições, bem como solicitar exames complementares, como exames de imagem ou citológico.

EXAME DE PAPANICOLAU

É um exame simples e rápido, coletado no consultório pelo ginecologista, no qual são avaliadas as células do colo do útero. Com ele, é possível avaliar o padrão hormonal da paciente e diagnosticar inflamações e doenças, como a infecção pelo HPV e outras infecções sexualmente transmissíveis. O maior benefício do exame é a possibilidade de prevenir e detectar precocemente lesões pré-cancerosas, facilitando o tratamento e possibilitando a cura.

ECOGRAFIA PÉLVICA

A ecografia pélvica é um exame complementar de diagnóstico que permite a visualização detalhada dos órgãos pélvicos. Pode ser realizado por via abdominal ou transvaginal, de acordo com a indicação médica. Por via abdominal, há a necessidade de bexiga cheia, ou seja, é aquele exame no qual você deve tomar a quantidade de água pedida pelo laboratório antes da realização.

MAMOGRAFIA E ECOGRAFIA DE MAMAS

Outros dois exames de imagem importantes para a saúde da mulher: a mamografia e a ecografia das mamas. O primeiro é muito importante para a identificação de câncer ainda nos estágios iniciais da doença. Já o segundo reproduz imagens sem uso de radiação, podendo complementar a mamografia, principalmente em mulheres com mamas mais densas. Há, ainda, a alternativa da tomossíntese mamária, que tem mostrado maior precisão em relação à mamografia convencional.

HEMOGRAMA E OUTROS EXAMES DE ROTINA

Tão relevante quanto os exames mais específicos para as mulheres, estão outros procedimentos rotineiramente solicitados, como o hemograma, o perfil lipídico e a glicemia.

COMO ESSES CUIDADOS PREVINEM DOENÇAS?

A grande maioria dos pacientes com doenças crônicas só sabem que estão com algum problema a partir do aparecimento de sintomas. Em algumas situações, isso pode representar a necessidade de tratamentos mais intensos para conseguir uma solução. Portanto, a realização de exames específicos para a saúde da mulher exerce papel crucial na prevenção de doenças e no apoio aos médicos, que precisam tomar decisões em relação ao tratamento mais adequado.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a descoberta e o início do tratamento do câncer de mama, nos estágios iniciais, podem aumentar as chances de sucesso e cura. Esses dados reforçam a importância de adicionar exames como a mamografia regular em busca de uma rotina saudável, bem como exames e consultas periódicas com seu médico.

A saúde da mulher exige uma série de práticas para assegurar uma melhor qualidade de vida, que vão desde os pequenos detalhes na rotina, como uma alimentação saudável, abandonar o sedentarismo e até a realização de check-ups médicos. Tudo isso garante que ela conheça mais sobre o seu corpo e consiga manter uma vida mais saudável em todos os aspectos.

Agora que você já sabe quais são os cuidados básicos com a saúde da mulher e os principais exames que devem fazer parte da sua rotina, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude mais mulheres!

Sabin avisa:

Este conteúdo é meramente informativo e não pretende substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde ou fornecer qualquer tipo de diagnóstico ou recomendação de exames.

Importante ressaltar que diagnósticos e tratamentos devem ser sempre indicados por uma avaliação médica individual. Em caso de dúvidas, converse com seu médico. Somente o profissional pode esclarecer todas as suas perguntas. 

Lembre-se: qualquer decisão relacionada à sua saúde sem orientação profissional pode ser prejudicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira os cuidados essenciais com a saúde da mulher; A preocupação e os cuidados com a saúde devem ser prioridade para qualquer pessoa, certo? O funcionamento do corpo feminino tem algumas peculiaridades que exigem cuidados relacionados principalmente à saúde ginecológica, mas que também contemplam outros aspectos para promover o bem-estar físico e emocional. Na prática, quais são os exames mais importantes e que devem fazer parte da rotina de saúde da mulher? Quais são os benefícios que cada um deles proporciona e como impactam a qualidade de vida da paciente? Continue a leitura e esclareça todas essas dúvidas. QUAL A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER? Além de ser uma forma de garantir que o organismo esteja saudável, alguns cuidados ajudam na prevenção de doenças e na identificação de situações ainda em um estágio inicial, o que pode facilitar um eventual tratamento. O câncer de mama é um exemplo disso, que pode ser tratado com mais eficiência e menor agressividade ao ser descoberto logo no começo. Lembrando que os cuidados com a saúde física precisam estar alinhados com a saúde mental. Os desafios são grandes e mudam em cada fase da vida, porém a preocupação e a atenção com o próprio corpo não devem parar ou diminuir jamais, seja para prevenir doenças ou viver com qualidade. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUIDADOS COM A SAÚDE DA MULHER? Quando se fala em qualidade de vida e saúde, nada é mais eficiente do que conhecer o próprio corpo, observando quando algo não está funcionando tão bem. Esse cuidado, nos mínimos detalhes, pode começar por analisar pintas novas ou manchas que surgiram na pele e até mesmo um ponto de dor em qualquer região.  Outros sinais que podem ser observados com cautela são a falta de disposição, queda de cabelo e sono irregular. Uma forma de cuidado com o próprio corpo é o exame de toque nas mamas, que é possível ser realizado a qualquer dia, na sua casa, sem muita dificuldade. A saúde íntima também é um ponto que precisa ser observado — a presença de corrimentos, coceiras e dores nas relações sexuais. Em qualquer um desses casos, procure um médico ginecologista, que irá orientá-la da melhor maneira. Por falar nisso, é preciso ressaltar a importância da visita regular aos médicos e profissionais de saúde. Fazer exames de rotina, receber uma avaliação feita por um especialista, corrigir alguns hábitos, enfim, a ajuda profissional é imprescindível. Assim, é possível ter uma orientação sobre novos cuidados que devem fazer parte da rotina da mulher. Uma questão fundamental para a saúde é manter o sistema imunológico fortalecido, a fim de evitar muitos problemas. Exames para avaliar a imunidade podem ser solicitados pelo seu médico, sempre que forem necessários. Para complementar, vale a pena manter bons hábitos de saúde, com alimentação equilibrada, estresse sob controle e prática de atividades físicas. Dessa forma, os princípios da medicina preventiva são colocados em prática, por meio do simples conhecimento do próprio corpo e da escolha por hábitos diários saudáveis, contribuindo para reduzir as chances de doenças e, mais importante, preparar o corpo para uma vida com bem-estar. QUAIS EXAMES DEVEM SER REALIZADOS? Em complemento a tudo o que foi apresentado acima, existem alguns exames que fazem parte da rotina de cuidados com a saúde da mulher. O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre a importância de cada um deles? Confira! EXAME GINECOLÓGICO A partir de uma consulta cuidadosa, conhecendo seu histórico clínico e realizando o exame físico, o ginecologista poderá orientá-la sobre diversas condições, bem como solicitar exames complementares, como exames de imagem ou citológico. EXAME DE PAPANICOLAU É um exame simples e rápido, coletado no consultório pelo ginecologista, no qual são avaliadas as células do colo do útero. Com ele, é possível avaliar o padrão hormonal da paciente e diagnosticar inflamações e doenças, como a infecção pelo HPV e outras infecções sexualmente transmissíveis. O maior benefício do exame é a possibilidade de prevenir e detectar precocemente lesões pré-cancerosas, facilitando o tratamento e possibilitando a cura. ECOGRAFIA PÉLVICA A ecografia pélvica é um exame complementar de diagnóstico que permite a visualização detalhada dos órgãos pélvicos. Pode ser realizado por via abdominal ou transvaginal, de acordo com a indicação médica. Por via abdominal, há a necessidade de bexiga cheia, ou seja, é aquele exame no qual você deve tomar a quantidade de água pedida pelo laboratório antes da realização. MAMOGRAFIA E ECOGRAFIA DE MAMAS Outros dois exames de imagem importantes para a saúde da mulher: a mamografia e a ecografia das mamas. O primeiro é muito importante para a identificação de câncer ainda nos estágios iniciais da doença. Já o segundo reproduz imagens sem uso de radiação, podendo complementar a mamografia, principalmente em mulheres com mamas mais densas. Há, ainda, a alternativa da tomossíntese mamária, que tem mostrado maior precisão em relação à mamografia convencional. HEMOGRAMA E OUTROS EXAMES DE ROTINA Tão relevante quanto os exames mais específicos para as mulheres, estão outros procedimentos rotineiramente solicitados, como o hemograma, o perfil lipídico e a glicemia. COMO ESSES CUIDADOS PREVINEM DOENÇAS? A grande maioria dos pacientes com doenças crônicas só sabem que estão com algum problema a partir do aparecimento de sintomas. Em algumas situações, isso pode representar a necessidade de tratamentos mais intensos para conseguir uma solução. Portanto, a realização de exames específicos para a saúde da mulher exerce papel crucial na prevenção de doenças e no apoio aos médicos, que precisam tomar decisões em relação ao tratamento mais adequado. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a descoberta e o início do tratamento do câncer de mama, nos estágios iniciais, podem aumentar as chances de sucesso e cura. Esses dados reforçam a importância de adicionar exames como a mamografia regular em busca de uma rotina saudável, bem como exames e consultas periódicas com seu médico. A saúde da mulher exige uma série de práticas para assegurar uma melhor qualidade de vida, que vão desde os pequenos detalhes na rotina, como uma alimentação saudável, abandonar o sedentarismo e até a realização de check-ups médicos. Tudo isso garante que ela conheça mais sobre o seu corpo e consiga manter uma vida mais saudável em todos os aspectos. Agora que você já sabe quais são os cuidados básicos com a saúde da mulher e os principais exames que devem fazer parte da sua rotina, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude mais mulheres! Sabin avisa: Este conteúdo é meramente informativo e não pretende substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde ou fornecer qualquer tipo de diagnóstico ou recomendação de exames. Importante ressaltar que diagnósticos e tratamentos devem ser sempre indicados por uma avaliação médica individual. Em caso de dúvidas, converse com seu médico. Somente o profissional pode esclarecer todas as suas perguntas.  Lembre-se: qualquer decisão relacionada à sua saúde sem orientação profissional pode ser prejudicial.